Click here for Myspace Layouts

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Laser são utilizados no aeroporto de Navegantes em seus voos.


O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, é o terminal aeroportuário que mais registrou casos com canetas de raio laser verde, que atrapalham a visão dos pilotos, até novembro deste ano. Dados de um relatório do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgados pelo site do Estadão, mostram que 38 ocorrências foram registradas no município.
Aeroporto José Richa é campeão em incidentes com laser verde Além de Londrina, outros aeroportos sofreram o problema, como o Galeão (RJ) onde 36 casos foram reportados ao Cenipa, Vitória (ES) com 21 casos, Campinas (SP) com 13, João Pessoa (PB) com 11, Navegantes (SC) e Fortaleza (CE) com nove.As canetas de raio laser verde vêm se tornando comum, por serem vendidas abertamente e terem alto alcance, cerca de 300 metros, chamando a atenção de quem as usa, em um estádio de futebol, por exemplo. Mas apontar os raios para um avião pode ofuscar a visão do piloto, causar danos aos olhos e até mesmo um acidente aéreo.
Fonte: odiario.com

Gol trás promoção para Navegantes.


Para comemorar o aniversário de São Paulo, que acontece no dia 27 de janeiro, a Gol colocou no ar a promoção “Você Faz a Festa”. Por meio da ação, a companhia vai oferecer o trecho de ida grátis aos clientes que tenham a capital paulista como destino entre os dias 21 e 27 de dezembro. 

Os bilhetes promocionais para São Paulo são válidos para voos que partem do Rio de Janeiro, Belo Horizonte/Confins, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Vitória, Goiânia, Manaus, Navegantes, Cuiabá, Maceió, Confins, Londrina, Joinville, Natal, Maringá, Presidente Prudente, Foz do Iguaçu, Belém, João Pessoa, Uberlândia, Teresina, Caxias do Sul, Campo Grande, Aracajú, Porto Seguro, além dos aeroportos internacionais Aeroparque e Ezeiza, em Buenos Aires, na Argentina. 

As passagens da “Você Faz a Festa” podem ser compradas até o dia 15 de janeiro pelo site da Gol, em http://www.voegol.com.br. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves. Mais informações e o regulamento da ação podem ser obtidos no site da companhia ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.
 

domingo, 25 de dezembro de 2011

SBNF RWY07 - Navegantes APPROACH RNV DAYLIGHT

Mais um belíssimo vídeo de um pouso de um Airbus 319 no aeroporto de Navegantes, onde você poderá ver imagens maravilhosas de um final de tarde surpreendente na região.
Confira abaixo:

Navegação Aérea pelo litoral catarinense.

Neste vídeo, você poderá ver bem como é o litoral de Santa Catarina, desde o Aeroclube de Santa Catarina até o aeroporto de Joinville.
Você poderá ver também, algumas imagens do aeroporto de Navegantes e sua região.
Veja abaixo:

Feliz Natal.

Natal - Recados e Imagens (7646)

sábado, 24 de dezembro de 2011

Azul solicita novo voo para Navegantes.

No dia 19 deste mês, a Azul linhas aéreas solicitou a Anac, a autorização para ligar um novo voo, entre o aeroporto de Campinas há Navegantes diariamente, com Embraer 195.
Veja a classificação do voo abaixo:


4494 = Campinas08h08min->Navegantes09h15min;
4495 = Navegantes09h40min->Campinas10h59min.


Assim que autorizados, os voos tem previsão para serem operados a partir do dia 01/03/12.

Tam solicita novo voo em Navegantes.

No dia 21, quarta-feira, a Tam linhas aéreas solicitou a Anac, a autorização para operar mais um novo voo no aeroporto de Navegantes. Este voo ligará o aeroporto de Guarulhos com aeronaves Airbus 319 e alternativas que serão Airbus 320 diariamente.
Veja abaixo a classificação dos voos:


3494 = Guarulhos12h05min->Navegantes13h15min,
3495 = Navegantes14h15min->Guarulhos15h25min.


Asim que autorizados os voos tem previsão para serem operados no dia 27/02/12.

Vigésimo quarto lugar para o aeroporto de Navegantes no Rank da Infraero.

Vigésimo quarto lugar, foi a posição que está o aeroporto de Navegantes, em números de passageiros movimentado neste ano.
Foram movimentados 1.054.948 passageiros, assim com esse resultado, conseguiu ganhar duas posições no Rank da Infraero, onde até o mês de outubro estava em vigésimo sexto lugar.
E permanece em segundo lugar como o aeroporto do interior mais movimentado do Brasil, onde o que leva a vaga de primeiro lugar, é o aeroporto de Foz do Iguaçu.
Em breve saíra o resultado que fechara o movimento total de 2011, e esperamos que o aeroporto feche o ano com um excelente resultado.
Quem sabe, assim a Infraero possa se mexer o mais rápido possível na estrutura do aeroporto, e assim novos voos e aeronaves de maior porte possam pousar em Navegantes.


Fonte: Aviação no Brasil e no Mundo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PR-AYX em Navegantes.

Só para relembrar, esteve 3 vezes neste mês, o PR-AYX (Azul é Verde) da Azul linhas aéreas.
O primeiro pouso desta aeronave no aeroporto de Navegantes foi realizado no dia 15 deste mês, cumprindo o voo 4163(Porto Alegre-> Navegantes-> Campinas).
Veja abaixo, uma foto da aeronave em solo navegantino, via Aeronavega:


Foto não é do dia.

Dezembro.

A partir de amanhã, para não deixar o mês de dezembro aqui no aeroporto de Navegantes passar um pouco em branco, o blog estará postando varias informações, fatos e registros que não foram publicados deste mês. Mas lembre-se, apenas deste mês.


Quero desejar a todos um ótimo feriadão e, que Deus o abençoe a todos.

Quase todos os voos foram atrasados no aeroporto de Navegantes.

Pela Infraero, hoje no aeroporto de Navegantes, 19 pousos e decolagens foram atrasados.
Atrasos mínimos de 00h05min há 02h00min até. Onde o principal motivo dos atrasos de alguns voos, foram a greve, que os aeroviários e aeronautas estavam fazendo no aeroporto de São Paulo. Sendo que, não foi apenas o aeroporto de Navegantes que foi afetado, mais sim vários aeroportos brasileiros, sendo que houve vários cancelamentos pelas cias aéreas em seus voos, mas nem um voo foi cancelado de Navegantes. E agora, no final desta tarde mais 4 aeroportos entraram em greve pelos aeroviários e aeronautas, que são os de Rio de Janeiro, Brasilia, Salvador e Belo Horizonte.
Mias informações o blog estará postando.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Esta sendo realizado obras na rua de acesso ao aeroporto de Navegantes.

Para melhorar o acesso ao aeroporto de Navegantes, está sendo realizado o aprofundamento da drenagem (onde serão colocadas as galerias) na rua de acesso ao aeroporto, a Vereador Nereu Liberato Nunes, que posteriormente seguirá para a Rua Gracilides Coelho Reiser (sentido Rio Itajaí-Açu)
As obras são fruto de uma parceria entre o município e o governo federal, através do PAC – Drenagem e têm por objetivo dotar a cidade de infraestrutura adequada para prevenir cheias, alagamentos e enchentes, um investimento total de R$ 22 milhões.
Conforme a secretaria de Governo, até agora já foram concluídas as obras da galeria da Rua Francisco de Paula Seara no bairro São Paulo, canal do aeroporto, Avenida Ivo Silveira na Meia Praia e Rio das Pedras. No momento, as obras de macrodrenagem estão concentradas em uma galeria no centro e marginal da BR – 470 (Rua Alírio Pereira dos Santos).
Fonte: Gingol.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Infraero (Movimento Operacional)

Hoje a Infraero divulgou o movimento operacional dos aeroportos brasileiros do mês de novembro.
No mês de novembro o aeroporto de Navegantes teve um movimento de cerca de 95.974 passageiros e 1.967 aeronaves.
Entre o período de janeiro a novembro deste ano o aeroporto de Navegantes já soma-se um movimento de cerca de 1.054.948 passageiros e 19.440 aeronaves. Um aumento de 202.461 passageiros e 3.346 aeronaves em relação a todo o período do ano passado.


Desejo a todos uma ótima semana.

domingo, 18 de dezembro de 2011

1 ano de Webjet em Navegantes.

Hoje o blog, está relembrando, que no dia 10 deste mês a Webjet linhas aéreas completou 1 aninho de operação aqui no aeroporto de Navegantes.
Começou a operar no aeroporto com 4 voos diários, para 4 destinos.
Hoje a cia oferece apenas 2 voos diários, para 2 destinos, Galeão e Porto Alegre.
Mas mesmo assim o blog deseja todo sucesso a cia, agora pertencente a Gol; e que novos voos possam ser realizados com novos destinos.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Voo é cancelamento em Navegantes e causa protestos em aeroporto no RS.

Cancelamento de escala causa protestos em aeroporto no RS.

Passageiros rejeitaram serem transportados de ônibus.
Companhia aérea enviou nova aeronave ao Aeroporto Salgado Filho


O cancelamento de uma escala em um voo da companhia Azul causou tumulto no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (16). O voo fazia a rota entre Campinas e Porto Alegre, e previa passagem por Navegantes, em Santa Catarina, o que não aconteceu. Cerca de 60 passageiros ficaram descontentes com o oferecimento de um transporte via ônibus até o município catarinense.
Os passageiros discutiram com a tripulação, exigindo uma nova aeronave. Foi necessária a presença da polícia para conter os protestos. De acordo com a Azul, a mudança de planos baseou-se em uma pane no sistema de frenagem aerodinâmica (spoiler) da aeronave percebida pelo comandante durante o aproximação em Navegantes.
- Este tipo de pane impossibilita que o avião pouse em pistas mais curtas como a de Navegantes e, por este motivo, o voo seguiu diretamente para Porto Alegre - avisou a companhia, em nota oficial.
Com a confusão, a companhia conseguiu deslocar uma aeronave desde Campinas. Os passageiros com destino a Navegantes foram encaixados no voo AD 4122.
Fonte: G1 RS

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aeroporto de Navegantes recebera 157mil em melhorias.

Vários aeroportos da rede Infraero estão passando por melhorias com o objetivo de proporcionar maior conforto aos usuários e passageiros. 
No Santa Genoveva, de Goiânia (GO), foi assinado o Termo de Contrato para reforma e substituição de cobertura do Terminal de Passageiros, que receberá investimentos de R$ 250 mil. A empresa vencedora da licitação terá 180 dias para concluir os trabalhos após o contrato assinado. 
Em outros trabalhos em andamento, a expansão e reforma do estacionamento, que aumentará a capacidade do espaço para 600 vagas e receberá investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão; a revitalização geral de pinturas e forro de gesso do Terminal de Passageiros, iniciada em novembro e orçada em R$68 mil; e a construção de cobertura metálica nos portões norte e sul do aeroporto, que aumentará a segurança na inspeção dos veículos que passam pela área e representa investimentos da ordem de R$ 53 mil. "
Também já foram publicados no Diário Oficial da União os extratos de contrato para os projetos básico e executivo da reforma dos sistemas de cobertura do Terminal de Passageiros do Aeroporto Santa Maria, de Aracaju (SE) e para a manutenção da cobertura metálica do Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC). O investimento para Aracaju será de R$ 480 mil, enquanto serão investidos R$ 157 mil nas melhorias em Navegantes.

Fonte:Brasilturis

Chuva causa atrasos em voos no aeroporto de Navegantes.

Hoje, não foi um dia muito agradável para região.
Ao longo do dia, o tempo esteve nublado e com chuva tença.
Houve 13 pousos e decolas com atrasos, de no mínimo 00:10mim e no máximo 01:30min no aeroporto de Navegantes.
E 2 voos alternais, que foram operados, pela Azul, que foi o voo 4278(Campinas->Navegantes). E pela Gol, que foi, o voo 1380(Congonhas-> Navegantes).
Mais informações o blog estará postando.


Desejo a todos um ótimo final de semana.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TAM/LAN, fusão mas com ressalva.

O Estado de S.Paulo
Cade dá aval à fusão TAM/LAN, mas com ressalva
Procuradoria do Conselho diz que companhias precisam abrir mão de uma das duas alianças globais às quais cada uma das empresas atualmente pertence
06 de dezembro de 2011 | 20h 31
Ayr Aliski, da Agência Estado


BRASÍLIA - A Procuradoria Federal Especializada junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (ProCADE) emitiu parecer favorável à união das companhias aéreas TAM, do Brasil, e LAN, do Chile, mas sob uma ressalva: elas precisam abrir mão de uma das duas alianças globais às quais cada uma das empresas atualmente pertence. Hoje a TAM integra a Star Alliance e a LAN está ligada à Oneworld.
Segundo o documento, "parece inviável que a nova companhia pertença a duas alianças globais, mesmo que LAN, TAM e suas subsidiárias continuem a operar da mesma forma como operavam antes e sob as mesmas marcas". A Oneworld agrega LAN a outras companhias como American Airlines, British Airways, Japan Airlines, Cathay Pacific e Iberia, entre outras. Sob a Star Alliance estão TAM, Continental Airlines, United, TAP, Lufthansa e Air China, entre outras.
Essa ressalva da ProCADE em relação a participações de TAM e LAN em alianças globais de companhias aéreas está explicitada no parecer aprovado pelo procurador-geral da autarquia, Gilvandro Vasconcelos de Araújo, e já encaminhado ao relator do caso no Cade, conselheiro Olavo Chinaglia, em documentos desta segunda-feira, 5 de dezembro. O texto ressalta que deve ser observada a restrição de "abdicação, por parte das interessadas, de uma das alianças globais, ainda que as operações das companhias envolvidas continuem a ser feitas sob as mesmas marcas e sem alteração substancial".
"Apesar de trazer benefícios para as companhias (redução de custos, etc.), a concorrência pode ser afetada, uma vez que este tipo de associação impede a expansão de serviço por parte das partícipes, seja pela supressão ou estagnação de frequência de voos, seja pelo desestímulo à entrada em mercado servido por outra companhia cossignatária. Ademais, configuram barreiras à entrada de novos competidores", cita o parecer.
A ProCADE é um órgão vinculado à Procuradoria Geral Federal (PGF) da Advocacia-Geral da União (AGU) e tem como função assessorar juridicamente o Cade, realizando atividades de natureza consultiva e contenciosa. O parecer apresentado esta semana serve como uma recomendação, mas não tem de ser, obrigatoriamente, acompanhado pelo relator do caso. A operação de união entre TAM e LAN já havia sido analisada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda, que se manifestaram favoráveis ao negócio, sem restrições.
TAM e LAN anunciaram em agosto do ano passado a intenção de unir as duas empresas, criando a LATAM Airlines Group. Em comunicado, as companhias informaram que o novo grupo incluiria a LAN Airlines e suas subsidiárias no Peru, Argentina e Equador; Lan Cargo e suas subsidiárias; TAM Linhas Aéreas S. A.; TAM Mercosur e todas as holdings da LAN e da TAM. O comunicado destaca que LAN e TAM devem continuar operando com os certificados e marcas existentes e que cada empresa aérea manteria seus respectivos escritórios em Santiago e São Paulo.
sobe 



Fonte: Blog do Alencar.

Delta Airlines compra parte da GOL por US$ 100 milhões.


A GOL Linhas Aéreas acaba de anunciar a venda de parte minoritária da empresa para a norte-americana Delta Airlines. Em um comunicado aos acionistas a companhia brasileira chamou o negócio de ”aliança estratégica”, que  prevê que a Delta irá investir 100 milhões no negócio.
De acordo com a nota da GOL, o acordo fechado entre as duas empresas “tem por finalidade a aquisição pela companhia norte americana Delta Air Lines, de uma participação acionária minoritária estratégica de US$100 milhões no capital preferencial da GOL”.
Conforme  informações divulgadas pela empresa, a principal novidade do acordo para os passageiros é a ampliação do compartilhamento de voos, que permitirá a clientes da GOL usufruir de destinos operado pela Delta e vice-versa – juntas as duas companhias chegam a mais de 400 destinos em 70 países.
As empresas afirmam ainda que haverá um “alinhamento” de serviços e benefícios dos programas de milhagem Smiles e Sky Miles, sem entrar em detalhes de como isso irá ocorrer. De cara a GOL descartou sua entrada na Sky Team, aliança global que tem a americana entre suas líderes. As companhias prometem promoções futuras envolvendo voos de ambas e compartilhamentos de salas VIP.
O acordo prevê ainda que a GOL eleja um representante da Delta para participar de seu conselho de atuação. Com sede em Atlanta, a Delta é a segunda maior companhia aérea do mundo, com 700 aeronaves e 80 mil funcionários.
Vale lembrar que a legislação brasileira impede que companhias aéreas nacionais sejam vendidas a grupos estrangeiros, limitando a participação dos mesmos a 20% do capital. Esses US$ 100 milhões representam uma participação da Delta na GOL próxima a 3%. Talvez por isso mesmo a GOL chamou esse processo de “aliança estratégica”. É muito mais um acordo para ampliar o mercado das duas empresas.
Segundo a GOL, esse acordo reafirma sua posição da empresa de voar apenas no Brasil, América do Sul e Caribe, e de utilizar apenas aviões 737-NG.
Em relação ao acordo com a American Airlines, ele ficará em vigor até seu término, porém não será renovado nos mesmos termos.
Fonte: Fl410

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Segurança "zero" no aeroporto de Navegantes.

Veja a reportagem abaixo sobre o caos dos aeroportos brasileiros:

SÃO PAULO - Ladrões entram no Campo dos Amarais, em Campinas, para roubar pilotos. Passageiro tenta pegar carona em avião já na pista do Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto. Catadores de papelão circulam por hangares em Sorocaba. Esses são apenas alguns flagrantes da insegurança que atinge os quase 700 aeroportos regionais.
Preocupada com isso e com os grandes eventos que o Brasil receberá nos próximos anos, como a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, a Polícia Federal planeja assinar convênios com as polícias estaduais para aumentar a segurança de quem usa a aviação nacional.
“É inviável, em face das nossas atribuições, manter uma segurança nesses 700 aeroportos. Não há policiais disponíveis. Em razão disso, há um plano para que a PF fique só em grandes aeroportos internacionais ou de intensa movimentação de passageiros, como o de Congonhas”, confirma o delegado Roberto Ciciliati Troncon Filho, superintendente regional da PF em São Paulo.
Só em São Paulo são quase 80 aeródromos públicos. Incluem de pequenos aeroclubes a aeroportos com grande movimentação regional, como os de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Bauru. Mesmo pistas regulares são usadas sem qualquer restrição por traficantes de drogas e ladrões. Há suspeita, por exemplo, de que parte das joias roubadas no assalto à agência do Itaú tenha saído pelo Campo dos Amarais. E casos em que o assalto aconteceu na pista. Em setembro, um instrutor e um aluno ficaram sob ameaça de arma por cinco minutos, até que o suspeito revirasse a aeronave e fugisse, com dinheiro e pertences.
No restante do País, a situação não é diferente. Mesmo parte das pistas de pouso que recebem voos internacionais, como as de Uruguaiana (RS), Navegantes (SC), Corumbá (MS) e Boa Vista (RR), não conta com posto fixo da PF, que só é chamada quando há necessidade urgente. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), isso acontece porque a demanda por esse tipo de voo é pequena nesses locais.
A Polícia Federal tem 12 mil homens no Brasil inteiro. Só em São Paulo, a PM tem mais de 100 mil integrantes e a Polícia Civil, 36 mil. Parte desse contingente ficaria responsável pelos aeroportos. A possibilidade de parceria foi definida pelo Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (Pnavsec), de maio de 2010. Até agora, porém, não houve acerto.
‘Carona’. Responsável pelo setor de Comunicação da PF em Ribeirão Preto, o delegado Edson Gonçalves de Souza diz que o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) poderá auxiliar futuramente no controle do tráfego aéreo. Mas reconhece que a parceria com Estados é fundamental para evitar problemas em terra. “Não tem jeito. É preciso contar com apoio das secretarias estaduais de segurança pública.”
Segundo ele, em Ribeirão Preto a PF já foi chamada às pressas no Aeroporto Leite Lopes para retirar invasores da pista. Em um dos casos, um homem tentava cortar caminho para chegar mais rápido em casa. Em outro, queria pegar “carona” em um avião durante uma decolagem.
Em Sorocaba, catadores de papelão também chegam à pista sem obstáculos. O aeroporto fica em área densamente habitada e tem muros baixos.
Colaboração. Comandante da PM em São Paulo, o coronel Álvaro Batista Camilo é a favor do acordo. “Oficialmente, não chegou nada, mas já ouvimos falar a respeito disso. Não há problema, podemos colaborar com a PF, mesmo porque eles têm carência de braços. Se houver necessidade, podem contar conosco”, avisa. A Secretaria de Segurança Pública também disse que a iniciativa do convênio deve partir da União. Mas, se for necessário, conta com estrutura para colaborar.

Fonte: Jornal São paulo.

PR-AYO em Navegantes.

Esteve presente no começo desta tarde, a aeronave de Matricula PR-AYO (Rosa e Azul) da Azul linhas aéreas, marcando presença mais uma vez no aeroporto de Navegantes.
A aeronave estava cumprindo os voos 4001(Santos Dumont->Campinas-> Navegantes) e 4012(Navegantes->Campinas->Navegantes).

domingo, 4 de dezembro de 2011

PT-TMD e PR-AYO marcam mais uma presença em Navegantes neste domingão.

Para fechar este final de semana com nota "10" no aeroporto de Navegantes, mais uma vez, 2 belíssimas aeronaves coloriu o céu navegantino.
Esteve presente hoje no aeroporto o PT-TMD(Projeto Vintage) cumprindo os voos 3121(Congonhas->Navegantes) e 3120(Navegantes-> Congonhas).
E o PR-AYO(Rosa e Azul) cumprindo os voos 4265(Galeão->Campinas-> Navegantes) e 4270(Navegantes->Campinas->Galeão).
Veja abaixo fotos da aeronave aqui no aeroporto via Aeronavega e Navegantes Spotting:








OBS: As fotos não são do dia.

Blog

Hoje completa 1 ano de existência do blog.
Gostaria de agradecer a todos que nunca deixou de acompanhar as noticias que o blog tem para passar sobre o aeroporto de Navegantes.
Peço também, desculpas pelos erros que foi cometido durante esse período.
Em breve o blog estará trazendo novas novidades para lhe oferecer.
Agradeço mais uma vez a todos, e quem não é um seguidor do blog ainda, participe.
Não fique de fora dessa.
Desejo uma boa semana a todos.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Fim de semana com belíssimas aeronaves em Navegantes.

Esteve hoje o PR-MBW(Projeto Vintage), da Tam linhas aéreas no aeroporto de Navegantes.
A aeronave estava cumprindo o voo 3121(Congonhas->Navegantes) e 3120(Navegantes->Congonhas).
Ontem também foi um dia premiado ao aeroporto. 
Esteve presente as aeronaves  PR-AYO(Rosa e Azul), o PR-AYV(Azul Brasil) e PR-AYY(Sorriso Azul), da Azul linhas aéreas.
Também esteve ontem o PT-TMD(Projeto vintage) , da Tam linhas aéreas.


Veja fotos das aeronaves abaixo que estiveram presentes ontem e hoje:


PR-AYY(Sorriso Azul)

PR-AYV(Azul Brasil)
  
PR-AYO(Rosa e Azul)

PT-TMD(Projeto vintage)

PR-MBW(Projeto Vintage)


Desejo a todos um ótimo final de semana.